A impressão, (com a ajuda do Afonso). |
Pormenor do canto superior esquerdo. |
Dobras e cotas. |
Mais dobras e cotas. |
O A2 dobrado. |
Quando era pequeno costumava ir a um café com o meu pai onde era habitual estar um destes carros estacionado à porta. Era branco e ao contrário da versão mais comum - familiar de quatro portas, este coupé tinha qualquer coisa especial e prendia-me a atenção. Passei muito tempo a olhar para ele e ainda hoje penso que era dos carros mais bonitos que um miúdo de uma pequena vila do Ribatejo podia ver na década de 1970.
Decidi juntar dois elementos do passado para fazer esta ilustração: o Toyota Corolla SR Te27 e o desenho técnico - o meu primeiro trabalho foi como desenhador projectista.
Primeiro desenhei o carro à mão com base numa fotografia encontrada na internet, depois passei-o com canetas Rotring Rapidograph e digitalizei-o em alta resolução. De seguida importei o carro para uma versão antiga do software de desenho Autocad onde apliquei as cotas e fiz as legendas.
Esta ilustração A2 foi dobrada conforme a norma ISO para este formato.
Quis que este trabalho funcionasse como uma ilustração num todo: as cotas, as legendas e as dobras são também parte da ilustração e não elementos acrescentados ao desenho do carro. As cotas, apesar de respeitarem todas as proporções das distâncias que assinalam são apenas parte de uma imagem gráfica. A legenda e o formato A2 também respeitam as exigências ISO para desenho de projecto mas neste caso são apenas elementos de uma ilustração.
O trabalho deve ser visto como uma paródia / homenagem ao desenho técnico e é um exercício estético.
No fundo é um esquema elaborado do gosto que tenho por estas coisas todas.
A Dream made in Japan: a technical passion in A2 format.