Foi apresentado o iPhone 5 com a pompa e circunstância do costume e, desta vez, até houve um concerto dos Foo Fighters para sublinhar o posicionamento hipster da marca. Este foi quanto a mim o ponto mais alto do acontecimento uma vez que o novo equipamento é muito semelhante ao anterior.

Esta política comercial nonsense é relevante e tem sido a galinha dos ovos de ouro dos accionistas da Apple.

Existe um fenómeno nas empresas e nas marcas que se chama morrer de sucesso. É recorrente e consiste na queda incontrolável do topo, (veja-se a Nokia, para referir um concorrente directo). Acontece por várias razões imponderáveis mas, acima de tudo porque as estruturas ficam embriagadas com o seu êxito.

Apresentar um novo equipamento em intervalos de 6 meses e vendê-lo como o state of the art da altura vai acabar por levar ao fenómeno da fábula O Pedro e Lobo por parte dos consumidores (peço desculpa por referir dois contos infantis neste texto, mas até vai bem com o comportamento pueril da marca da maçã).

A Apple vai morrer de sucesso. Até porque nada dura para sempre. Resta saber se o seu conceito de sucesso é esse ou era outro qualquer.

Aqui está a parte mais brilhante deste lançamento.

Apple: Dying of success.