Vivemos tempos interessantes onde a estética e a técnica se estão a misturar de forma diferente. Este é um exemplo perfeito desta tendência: para comemorar os 40 anos da BMW R90-S, a marca desenvolveu um protótipo em parceria com a oficina Roland Sands Design: a BMW Concept 90.

Até há pouco tempo as oficinas de personalização de veículos estavam claramente separadas das marcas, alterando e recriando modelos de fábrica sem qualquer interferência da casa mãe. Mas os tempos e as modas não param e novos caminhos vão sendo desbravados. As marcas já perceberam que uma aproximação mais emocional e personalizada aos seus clientes é uma forma de capitalizarem o estatuto e o mito que muitas delas detêm.

E foi isto que a marca alemã fez ao criar esta mota: quebrou barreiras que separavam os clientes ou coleccionadores clássicos dos clientes alternativos.

É algo novo e deve ser fomentado porque faz sentido numa época em que o cliente, cidadão comum, é quem mais ordena no mercado. As pessoas tomaram as opções de escolha nas suas mãos e já não se limitam a consumir o que as marcas apresentam.

Sempre existiram pessoas que alteravam os carros ou as motas que lhes chegavam às mãos, mas esse leque alargou-se muito nos últimos tempos e nunca como hoje o desejo de exclusividade esteve tão presente na sociedade. Ainda bem, porque não faz sentido separar ou manter barreiras entre pessoas com gostos ou interesses comuns.

Welcome to the BMW Concept 90, cafe racers and classic customers.